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COMO MONTAR UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE CELULARES

Como montar uma Assistência Técnica de Celular
Como montar uma Assistência Técnica de Celulares

O mercado de celulares vive em crescimento, isso é dado por fatores como: a evolução tecnológica e física dos aparelhos, valores de smartphones mais acessíveis, internet mais barata e rápida. A questão é que mesmo com toda essa evolução os aparelhos são frágeis, o que é interessante para a indústria que lucra com novas aquisições, porem a maior parte dos defeitos são por mal uso, portanto não há garantia para mal uso e o conserto fica inviável pela autorizada, pois normalmente cobram muito caro, sem contar que muitas vezes as assistências não conseguem resolver o defeito. Diante dessa situação é que as pessoas buscam as assistências técnicas para consertar os seus aparelhos, pensando nisso resolvemos compartilhar algumas dicas sobre esse empreendimento que fará você aproveitar esse momento tecnológico.

Vamos lá? Quem nunca levou um susto ao derrubar o celular, não conseguir mais ligá-lo levante a mão. Com certeza você ou seus familiares já devem ter passado por isso, não é mesmo? E indo mais além, você já se sentiu perdido sem ter um celular em mãos? Com certeza a resposta foi sim! É por essas e outras que o mercado realmente está em alta e vale a pena discutir um pouco sobre isso. A paixão nacional dos eletrônicos na atualidade é o celular smartphone. Um leve descuido pode ser o suficiente para que a lista de contatos, ou aplicativos fundamentais – e os essenciais para distrair-se no dia a dia – e muitos Gigabytes de memória irem por água abaixo, literalmente.

Afinal de contas, são poucas as pessoas, hoje em dia, que escaparam ilesas do desastre que é derrubar o seu celular ou molhá-lo. Mas, para remediar os infortúnios do dia a dia, existe uma área em expansão e especializada em tratar esses deslizes que podem se encerrar em uma tela quebrada ou no mau funcionamento do smartphone com valores mais acessíveis que as redes autorizadas.

O MERCADO DE MANUTENÇÃO DE CELULARES

Esse segmento segue em expansão, à medida que mais e mais pessoas passam a depender de aparelhos multifuncionais, em sua rotina. Para se ter uma ideia da magnitude e amplitude do mercado de manutenção e conserto de aparelhos celulares, existem assistências especializadas que costumam atender, até 400 serviços por mês. Em geral, os atendimentos são relacionados a acidentes e mau uso do aparelho.

Os defeitos mais frequentes atendidos nesse mercado de manutenção de celulares, conforme nossa experiência adquirida tanto no curso que ministramos, quanto em nossas assistências, são: 

– Troca de display completo, ou a tela, com reparos na média de R$ 150 a R$ 800;
– Falha ou mau funcionamento no Touch Screen, cujo reparo gira em torno de R$ 90 a R$ 250;
– Aparelho que molhou ou teve contato com algum tipo de liquido, na média de 90 a 350;
– Troca de conector de carga, na faixa de R$ 80 a R$ 200;
– Troca de conector de carga, na faixa de R$ 80 a R$ 200;
– Troca de microfone, custando cerca de R$ 60 a R$ 160;
– Troca de alto-falante, com média de reparo em R$ 60 a R$ 160;
– Atualização de software, entre R$ 60 a R$ 180 os reparos;

Com mais de 300 milhões de linhas em funcionamento em todo o País, segundo dados da Anatel e nossa experiência junto a assistência técnica, os aparelhos costumam apresentar problemas logo no primeiro ano de funcionamento. E tem mais: cerca de 100 milhões de aparelhos são levados para o conserto anualmente, o que torna o mercado de manutenção de celulares um negócio em expansão e cada vez mais lucrativo para os empreendedores – bem como para um mercado emergente de consumidores. Com o crescimento das marcas e modelos, o número de assistências também cresceu muito a fim de atender a demanda. E se há assistência, precisa-se de técnicos especializados. Nada melhor do que aproveitar todo esse mercado então e ter um negócio só seu em um ramo que só cresce, e cresce cada vez mais com a crise. Em momentos de crise muitos deixam de comprar novos aparelhos para consertar os que apresentam algum problema, principalmente com os 2 últimos aumento de impostos que o governo realizou. Acompanhem algumas matérias sobre o constante aumento de consertos de Smartphones no Brasil.

1- Portal Terra: https://www.terra.com.br/busca-por-curso-de-manutencao-de-celulares-cresce.html


2- Revista Examehttps://exame.abril.com.br/negocios/curso-de-manutencao-de-celulares-cria-novos-empreendedores/


3- Revista InfoMoney https://www.infomoney.com.br/empresarios-investem-em-assistencia-tecnica


Especialização – O Diferencial da Assistência ou do Técnico de Celulares e Tabletes
Entenda a importância da Especialização
Sim existem muitas oportunidades nessa área de conserto de celulares, mas nem sempre as pessoas que querem empreender nesse mercado estão aptas a terem sucesso, existem muitas assistências que estão quebrando ou deixando de aumentar seus lucros justamente por falta de especialização. Sabia que grandes negócios não dão certo porque as pessoas querem começar algo sem ter a devida instrução! E é por isso que temos que tratar com delicadeza esse assunto.

Sabemos que existem diversos técnicos e assistências que trabalham muito bem e atendem de forma exemplar os seus clientes, porem nem sempre é o suficiente, podemos usar com exemplo pessoas que dirigem muito bem um carro popular, no entanto não conseguiriam extrair o máximo de um carro de formula 1, seria necessário treinar e conhecer de verdade o carro para poder extrair o máximo dele, porém sem a devida instrução muitos não conseguiriam ao menos ligar e sair com o carro. Uma assistência técnica é assim, você pode abrir e ter clientes, mais dificilmente conseguirá extrair o máximo dela sem o devido treinamento, será improvável ter o máximo de lucratividade, o máximo de clientes, o máximo de serviços, enfim, alcançar o máximo que a sua empresa pode.

É muito comum recebermos alunos que dizem que já sabem trabalhar, pois alegam que aprenderam vendo vídeos no youtube, teorias na internet e outros. É muito comum recebemos alunos que dizem que já sabem fazer tudo, pois leram a acompanha algum canal ou fórum online, e acreditam já saber consertar aparelhos eletrônicos e já querem vir aprender a parte mais avançada conosco. Esses técnicos de certa forma merecem o reconhecimento pelo seu esforço, porem esse esforço não é suficiente para ser ter uma carreira sólida ou abrir uma assistência séria e capacitada, muito menos lucrativa, infelizmente deixam a desejar em diversos aspectos, são aqueles que trabalham há algum tempo na profissão, mas nunca buscaram uma forma de profissionalizar na área.
Veja as características de um Técnico NÃO Profissionalizado:
Aprende com erros e acertos, mas na verdade não entende bem como e por que os defeitos ocorrem, pois não conhece a teoria e a prática adequada para se fazer um diagnóstico correto;

Dispensa e perde muitos clientes por medo de danificar um aparelho muito caro ou justamente pela falta de conhecimento necessário para o devido conserto e diagnóstico do aparelho, inclusive utilizando-se da desculpa mais comum desse mercado, alegando problema na placa.


A ASSISTÊNCIA QUE MANTÉM UM TÉCNICO PROFISSIONAL CONSEGUE OBTER MELHORES RESULTADOS, MAIOR LUCRO, UM MAIOR NÚMERO DE CLIENTES, ALÉM DE TORNAR O SEU NEGÓCIO MAIS SÓLIDO E LUCRATIVO.
Já viu que ser um técnico ou assistência técnica sem os conhecimentos adequados pode trazer prejuízos a carreira ou até mesmo prejuízos para a assistência técnica. Se ainda resta alguma dúvida, vamos te dar boas razões para se tornar um técnico profissional realmente qualificado. Confira suas principais características:

1- Destaca-se dos demais profissionais da área, pois apresenta soluções diferentes e viáveis para consertar os defeitos;

2- Consegue lucrar mais com seu negócio pelo fato de oferecer um serviço de qualidade e ser reconhecido por seus clientes, com isso até receber serviços de outras lojas que não tem o mesmo conhecimento técnico;

3- Sabe reparar placas eletrônicas, conhece as ferramentas certas para cada tipo de conserto e tem os conhecimentos técnicos necessários para se destacar no mercado, pois conhece a prática e a teoria utilizada constantemente no dia-a-dia da assistência, evitando dar desculpas que são constantes na maioria das assistências, como: “É placa, o seu problema é a placa, a placa queimou, temos que trocar a placa” O Técnico ou Assistência profissional consegue em sua grande maioria efetuar o reparo da placa do equipamento, isso é uma grande vantagem, pois, são pouquíssimas assistências que tem o conhecimento necessário para efetuar este tipo de reparo de nível mais avançado para recuperar um determinado aparelho que o cliente tanto ama.
Você se encaixa nessas características e já fez um curso técnico em sua área de nível básico e avançado? Vale a pena repensar, pois pode estar perdendo um dinheiro e um tempo valioso. Já tomou sua decisão? Diante de tudo que falamos acima, você conseguiu ver a diferença entre esses profissionais. Então, se você pudesse escolher entre ter um pequeno negócio sem se profissionalizar ou tornar-se um técnico profissional e ganhar muito mais, o que preferiria? Temos certeza de escolheria se tornar um ótimo técnico para lucrar muito mais nesse ramo que está em ascensão.


DO QUE PRECISO PARA ABRIR UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM CONSERTOS DE CELULARES E TABLETS ?

Esse mercado possibilita ao técnico ou empreendedor iniciar a sua assistência basicamente de 3 maneiras, sendo:
1° Laboratório de Assistência Técnica em casa
Essa você pode começar em qualquer pequeno espaço e uma bancada de trabalho com os equipamentos adequados necessários.
É muito comum pessoas iniciarem este negócio em pequenos espaços como um quarto, salas, garagens, enfim, qualquer espaço que seja possível de montar uma bancada para se montar seu pequeno laboratório.
A vantagem é o baixo custo, pois a abertura desse negócio tem gastos iniciais apenas com a bancada e seus equipamentos adequados, que inclusive pode ser um kit básico de equipamentos(kit completos e básicos podem ser adquiridos em nossa Distribuidora https://Redeshop.com.br/ferramentas-para-tecnicos).
A Assistência técnica ou laboratório em casa tende a funcionar melhor em localidades mais populares, pois o boca-a-boca costuma ser eficaz, podendo atingir um maior número de pessoas, como: familiares, amigos, vizinhos e outros. Mais você também pode oferecer a terceirização para estabelecimentos como lan house, lojas de acessórios, lojas que só efetuam vendas de aparelhos e acessórios e não consertam ou que de alguma forma estejam ligados ao negócio e queiram formar uma parceria, onde o estabelecimento capta os aparelhos dos clientes e você como técnico executa o conserto dos aparelhos em seu pequeno laboratório, ou seja, o estabelecimento entra com o atendimento e você com o conserto. Esta é uma prática bastante comum, pois é um meio seguro e barato tanto para o técnico que está iniciando quanto para o estabelecimento que não precisa se especializar para o conserto ou ter equipamentos e funcionários para estes serviços, um entra com os clientes e o outro com a prestação de serviços especializados.

Relação de máquinas, ferramentas e insumos essenciais para efetuar os serviços de reparo técnico em casa:
Entre parênteses estão as marcas com melhor custo beneficio do mercado
1- Estação de Retrabalho 850 analógica(AFR)
1- Fonte de Alimentação Digital 3A 30V(AFR)
1- Limpador Ultrassônico (AFR)
1- Rolo de estanho 0.55mm ou 0.50mm 500gr(Best, Cast, Cobix)
1- Ferro de Solda de 34W a 40W(AFR)
1- Multímetro Digital com sensor Temperatura(Hikari, Minipa, icel)
2- Esponja vegetal ou malha de cobre para Limpeza de Ferro de solda
1- Jogo de Chaves de Precisão no mínimo 7 peças
1- Kit de chaves para iphone, ipad, ipod com Base organizadora de parafusos
1- Pinça de Precisão Anti estática
1- Pulseira Anti estática (com cabo de aterramento) 40- Sacos Anti estáticos 17cm x 16cm (para guardar aparelhos desmontados)
1- Manta Anti estática dissipativa 50cm x 40cm (com cabo de aterramento) 1- Escova Anti estática para limpeza de placas
1- Lupa de Bancada com Garras
1- Fita refletiva de Alumínio
1- Fita ou malha para dessoldagem
1- Spray congelante para localização de curto em placas
1- Álcool isopropílico 99.8 100ml
1- Fluxo pastoso “no-clean”, resinoso ou hidrosolúvel
1- Fluxo de Solda liquido 100ml
1- Alicate de corte (pequeno)
1- Alicate bico torto
1- Espátula de plástico para Desmontagem de aparelhos
1- Espátula de Metal para Desmontagem de aparelhos
1- Palheta de Plástico para Desmontagem de aparelhos
1- JIG USB (Download de Samsung com Android)
1- Cabo Micro USB original para Software (Android)
1- Cabo USB original para Software (iPhone 3 e 4)
1- Cabo Lightning USB original para Software (iPhone 5, 6, 7, 8, X… )
1- Cabo USB original para Software (conector tipo V3)

Itens opcionais, ou seja, sem este equipamentos a seguir é possível começar a trabalhar como técnico normalmente, aqueles adquirir estes equipamentos terão facilidades em alguns serviços de reparos técnicos:

1- Multímetro Digital com Frequencímetro
1- Medidor Smart Twezeer
1- Osciloscópio (de bancada ou portátil)
1- Jogo de Chaves 31 peças
1- Mini Retifica de no mínimo 10.000 RPM
1- Microscópio Binocular ou Trinocular
1- Pinça de Precisão Anti estática (curva)
1 – Caixa de Luvas Nitrílicas Anti estática
1- Jaleco Anti estático (tamanho G)
1- Lupa de Cabeça com Led
1- Máquina separadora de Touch( estufa, cola e fio de aço)
1- Cola B7000, T7000 ou Y7000
1- Exaustor de bancada com filtro de carbono ativado

Itens de gestão do negócio Computador, Internet e Software de gestão(Melhor Software de gestão para Assistência Técnica https://Redeshop.com.br/sistema-para-assistencia-tecnica-de-celular )

– A Importância do computador e o software de gestão está ligada a organização e o atendimento, serve para: controle de estoque, emissão de ordem de serviços, serviços relacionados a software do aparelho, serviços de desbloqueios e consultas rápidas a fornecedores, mesmo que seja um negócio pequeno e improvisado é aconselhável utilizar o computador e o software para controle tanto dos clientes quanto das peças e outros. Existe um software de gestão bastante utilizado no mercado, se chama Assistência Online(pergunte para um profissional da Rede Multi Cursos), se trata de um software para emitir a ordem de serviços, controle do estoque, e controlar a origem de cada aparelho como entrada para conserto ou orçamento. O objetivo especifico é manter organizada a entrada e saída de aparelhos deixados por clientes para conserto.
Telefone Fixo e WhatsApp – O telefone fixo ainda é indispensável, mas hoje o WhatsApp s faz cada vez mais necessário uma vez que tanto o cliente quanto você utiliza dessa ferramenta de comunicação rápida, é muito comum um potencial cliente ligarem ou chamar no WhatsApp solicitando orçamento, querendo saber o status do serviço contratado, precisando saber se você tem determinado produto e outros. No caso do técnico é importante ligar para o cliente sempre que tiver uma dúvida ou até mesmo comunicar ao cliente que o seu serviço está concluído, sem contar a necessidade de entrar em contato com fornecedores de forma constante.
Caixas Organizadoras(gaveteiros) – São caixas para organizar os aparelhos que estão prontos para entregar para o cliente, aguardando aprovação do cliente ou que entraram para orçamento e até para guardar itens em estoque como peças de maneira organizada e de fácil localização.

Estoque (Peças e Acessórios)

Estoque de Produtos(acessórios) – Os acessórios indispensáveis para iniciar nesse mercado são: capas e protetores, películas, cabos usb e adaptadores(P2, HDMI, Bluetooth), carregadores, fones de ouvido, cartões de memória, caixas de som Bluetooth entre outras. Ideal se possível que a loja também venda acessórios de informática(mouse, teclado, mouse pad, headset, carregadores para notebook etc) e acessórios para vídeo games(controles, fones, carregadores, fontes etc);


Estoque de Componentes(peças para conserto) – Os as peças para se iniciar nesse mercado depende muito do capital que o investidor da loja dispõe. Peças pra conserto é o maior investimento que a loja irá fazer se for ter de tudo um pouco, temos alunos que montam estoque com R$2.000 e com certeza não terão de tudo, e temos alunos que gastam 25mil em peças e também não terão tudo(pois são muitos modelos e cores especialmente de telas display frontal). O ideal mesmo é que invistam o máximo que puder após gastar com tudo que a loja precisa do que já foi mencionado acima. E levando em consideração deixar uma reserva como capital de giro, se sua região for afastado dos grandes centros, faça um esforço extra para investir no máximo em peças pois provavelmente não terá fornecedores de peças na sua região, mas se tiver próximos aos grandes centros ou se houver algum fornecedor de peças na sua região, trabalhe com o estoque dele, ou seja, sempre que precisar de peças para os consertos, peças um adiantamento de 25% a 50% para o cliente e compre a peça.

Existem peças que são consideradas “universais” pois elas podem ser adaptadas para vários outros celulares, são elas: Microfones(média de 2,50 cada), Alto falantes(média de 2,50 cada), Auricular(média de 2,50 cada), Conectores de Carga (média de 2,50 cada), Botões Power e Volume(média de 2,50), essas com 500,00 já consegue ter alguma coisa de cada.
Caso você como investidor tiver condições financeiras de fazer um estoque mínimo de Touch e Display completos(frontal) que seria o ideal algo em torno de R$5.000 e R$9.000 dependendo da região e perfil da loja.


Público-Alvo

Para a Loja de acessórios ou Assistência Técnica aconselhamos o estudo do público alvo, é necessário conhecer bem o público que você irá atender, a loja deve ser montada de acordo com o seu público. Saber identificar o público-alvo da sua loja ou laboratório é essencial para que ela tenha reconhecimento na área escolhida. De nada adianta ter a loja que se preocupa com preços mais baratos do bairro e não vender a qualidade que os seus consumidores exigem naquela região, ou ter a loja mais sofisticada e bonita visualmente com acessórios top de linha em um local onde as pessoas procuram apenas por preços baixos.
Podemos encontrar no mercado perfis diversos de consumidores, que vão desde as classes A a C e que possuem variadas características, como idade, sexo, escolaridade, renda, localização, comportamento, estilo de vida e outros.

Para identificar o público-alvo, faça algumas perguntas, por exemplo:
Qual é o sexo predominante do meu consumidor?
Qual é a idade média do meu consumidor?
Qual é a renda do meu consumidor?
Onde mora o meu consumidor?
Onde meu público alvo está presente? C
Como posso impactá-lo?
Qual rede social ele utiliza com mais frequência?
Qual a linguagem do meu público?

Você também pode formular outras perguntas e respondê-las com base nas pessoas que frequentam a região escolhida para seu negócio. As respostas a essas perguntas farão você chegar ao conceito de “Persona” um recurso muito utilizado na área de marketing para justamente identificar o público-alvo de uma empresa. A “Persona” funciona como um consumidor ideal, a partir dela a sua loja poderá criar a sua identidade visual e suas campanhas de divulgação(marketing). Direcionamento das vendas Depois de responder as perguntas realizadas você finalmente identificou seu público-alvo, aquele que vai frequentar a sua loja. Mas espere! Isso ainda não basta. A identificação do público só faz sentido se você usar essa informação para o direcionamento dos produtos e da comunicação, para que você fidelize seus clientes e mais pessoas se sintam atraídas pelo que você tem a oferecer.

No caso de stands em shoppings populares ou galerias essas ações tendem a ser facilitadas, pois eles ficam nos corredores onde em sua maioria tem um bom fluxo de pessoas. Além disso, o público da sua loja tende a ser o mesmo de vários outros stands, pois todos fazem parte de uma mesma proposta comercial. De todo modo, ao identificar pessoas que se incluam no perfil identificado como seu público, utilize todos os recursos possíveis para atrair este possível cliente para conhecer a sua loja e participar de suas redes sociais.

Quando puder ofereça informações, brindes para conquistar a sua clientela, ou mesmo como de maneira convencional prepare panfletos impressos em que é possível visualizar os seus produtos e serviços. Essa iniciativa poderá despertar a simpatia das pessoas abordadas tanto de maneira convencional como online(nas redes sociais) poderá levá-las a adquirir seus produtos e serviços.

Quando você criar uma persona no marketing convencional, tire como base os dados demográficos do seu público-alvo e comportamento de compras e serviços passados, para aplicar aos meios digitais de comunicação. Explore as redes sociais e então, você está pronto para colocar em prática as estratégias para identificar e abordar o público da sua loja? Com essas medidas certamente suas vendas e o conhecimento da sua loja aumentarão. Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo!

O Ponto Comercial
Nesse segmento podemos começar com um pequeno espaço, como se trata de uma Loja de acessórios e Assistência é necessário ter a sessão de vendas dos acessórios e a bancada para executar os serviços técnicos.
Especialmente para quem está começando um novo negócio, a melhor opção pode ser buscar espaços menores(com 25 metros quadrados é possível montar um boa Loja de Acessórios com Assistência Técnica). Além dos custos de aluguel serem geralmente mais baixos, você terá menos gastos com conta de luz, moveis e acessórios para preencher a loja.

Locação: Se for necessário alugar um ponto(grande maioria dos casos), avalie seguindo uma fórmula simples levando em conta os 4Ps(ponto, preço, produto e promoção), essa expressão tem origem no mundo do marketing. Além de analisar esses quesitos, vale acrescenta que é importante olhar vários imóveis na região escolhida e visitá-los em horários diferentes(manhã, tarde e noite) para saber como é o movimento nesse horários.
Ainda nesse quesito ponto comercial, lembre que é preciso analisar se que tem de recursos financeiros será suficiente para oferecer produtos e serviços compatíveis com o poder aquisitivo da população que vive ou trabalha na região escolhida, se o ponto tem boa visibilidade, se a região é movimentada e o que há no entorno do imóvel:

Há empresas de outros ramos que possam te complementar(grandes magazines que vedam celulares, lojas que só vendas celulares por exemplo);
Existem empresas de outros nichos que atraem o mesmo tipo de público que sua empresa?
Como é a concorrência ao redor?
Se o ponto estiver dentro de um centro comercial, leve em conta o valor do aluguel somando a quantia destinada ao condomínio, fundo de propaganda(se houver), luvas (taxa de ponto), etc.

Antes de Fechar negócio como o ponto – Depois de pesquisar muito e identificar os imóveis que melhor atendem às suas necessidades, é o momento de responder algumas perguntas para decidir qual é a melhor opção:

O imóvel tem o tamanho adequado inicialmente?
Necessita de reforma?
Tem estacionamento ou tem facilidade de estacionar?
E, finalmente, quais são os pontos fortes e fracos do local?

Recomendamos que você monte uma planilha e anote como cada um se sai nos seguintes quesitos acima mencionados.
Se o imóvel precisar de reforma – aproveite para negociar o preço, solicite descontos ou carência durante um período inicial relacionado ao valor da reforma.
Antes de assinar o contrato – o ideal é que seja feita vistoria no imóvel, fazendo um checklist dos problemas e documentando com fotos e vídeos os detalhes relevantes. Verificar tudo: estado do piso, trincas nas paredes, fechaduras que estão com defeito, entre outros, isso poderá ajudar em caso de mudança de ponto futuramente se houver reclamação da imobiliária ou dono do imóvel. Também esse checklist poderá ajudar para pedir abatimentos, caso seja realmente necessário consertar antes de entrar no imóvel.

Serviços Complementares

Ideal também que a loja ofereça serviços complementares como:

Consertos de Notebook, Vídeo Games, Computadores, TV etc(poderá terceirizar esses serviços com outras lojas parceiras);
Revelação de fotos(conseguirá com parcerias com empresas do ramo em outras regiões)
Xerox, segunda via de contas, emissão de atestado de antecedentes criminais(tudo isso pode ser feito na mesma impressora que já terá de ter para imprimir Ordens de Serviços);
Carregamento de bilhetes de transporte publico(pode ser habilitado em sua maquina de cartão ou através de aplicativos e sites de modo online);
Recarga para celulares(pode ser habilitado em sua maquina de cartão ou através de aplicativos e sites de modo online);
Personalização de capas para celulares(parcerias com empresas que fazem personalização de capas ou brindes);
Recarga de créditos para aplicativos de transporte, Google Play e Jogos online(pode ser habilitado em sua maquina de cartão ou através de aplicativos e sites de modo online);
Pagamento de contas, porém nesse caso nem sempre é viável para quem esta começando porque será necessário investimento em segurança por motivo da movimentação de dinheiro(através de parcerias com bancos ou através de aplicativos e sites de modo online);

Estes serviços tem uma baixíssima margem de lucro, porém acabam atraindo clientes para dentro da sua loja. Em um determinado momento esses clientes atraídos pelos serviços complementares irão lembrar de você quando precisarem de conserto de seus aparelhos.
A loja de acessórios e a Assistência Técnica formam uma combinação perfeita, mais existem outros tipos de lojas ou negócios no qual a assistência técnica pode ser agregada para aumentar seus faturamentos como: Lan house, assistência técnica de Informática, lojas de vendas de aparelhos celulares eletrônicas que não consertam celulares e muitos outros.

Custo estimado para Abertura da Assistência Técnica
Locação – Caso você não seja dono do estabelecimento, depende muito da região porém o valor tem média de R$1.200 a R$3.500 valor médio para lojas de rua;
Funcionários – É importante que se tenha no mínimo um atendente e um técnico(que poderá ser você mesmo). O salário de um(a) atendente tem média de R$1.100 a R$1.400 dependendo da região, porque tem piso salarial diferente entre as regiões. Um técnico inicial com pouca experiência tem salário médio de R$1.200 a R$2.000, já um técnico com mais experiencia tem salário de R$2.200 a R$3.000.
Máquinas, Ferramentas e Insumos um kit com o mínimo necessário para começar a trabalhar tem custo médio de R$1.500 com marcas de boa qualidade(evite as marcas Yaxun, Sunko e DNS pois dão muito problema, não tem garantia e nem peças de reposição).
Móveis básicos para a pate da loja e para o setor técnico(bancada), muito depende do tamanho do imóvel onde será montada mas o custo mínimo R$3.500
Identidade Visual da Loja – Placa da fachada(simples), uniformes, adesivos, panfletos, cartões de visita, selos de garantia tudo tem custo média de R$2.000.
Outros Gastos Fixos e Variáveis – Computador para ser usado no atendimento(pode ser um simples), Computador ou Notebook par ser usado para serviços técnicos, Telefone fixo, Internet, Celular para ser usado no WhatsApp da Loja, Contador para abertura de empresa, Software de gerenciamento Água, Luz.

Estoque de Peças e Acessórios – já abordamos acima a questão das peças e seu investimento é depende muito da região e de quanto o investidor tem disponível pra isso, na questão dos acessórios para uma pequena loja que trabalhe com acessórios de celulares, informática e vídeo games um investimento mínimo entre R$3.000 e R$5.000 (quanto maior o investimento melhor é óbvio) já é possível começar.

Assistência Terceirizada Com ou Sem atendimento ao cliente final

Essa é uma opção para quem não vai abrir uma loja “de cara” após finalizar seus cursos de qualificação técnica. Nesse caso pode ser montado apenas um Laboratório Técnico com duas modalidades de atendimento, sendo o mais comum o atendimento de parceiros, como: bancas de jornais, lojas de vendas de acessórios de celulares(que não fazem consertos), lan house, ou qualquer estabelecimento que em bom ponto comercial, porem alguns empreendedores preferem atender o cliente final sem seus laboratórios(montados em suas casas, garagem etc), mais é importante compreender que o foco é voltado a manutenção e não especificamente a venda de acessórios.
Esta não exige que alugue um ponto comercial, funciona tranquilamente na sua casa, seu quarto, garagem ou algum ponto como sobre loja mesmo que não tenha movimento.
O investimento será apenas nos cursos e nas ferramentas de trabalho ja mencionadas acima.

ATENDIMENTO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU LABORATÓRIO
Especialização Técnica – O principal diferencial no atendimento tando do atendente quanto do técnico é a Especialização Técnica, pois isso dará segurança na hora de passar um diagnóstico e até mesmo um orçamento para um cliente.
CheckList Padronizado – A padronização no atendimento é fundamental, é importante manter a disciplina principalmente quando o assunto for CheckList, a CkeckList evita transtornos tanto para a assistência quanto para o cliente, todos sabemos da importância de clientes fiéis, e sabemos também que só somos clientes fiéis de locais que confiamos.
Veja a seguir um modelo de ordem de serviço:

Prazos – Para orçamentos é interessante usar no máximo 1 dia útil para Orçamento e no máximo 7 dias para entrega de serviços, claro que se for casos como troca de peças como telas o orçamento conseguirá passar na hora para o cliente(alunos da Rede Multi Cursos podem solicitar uma lista de valores de serviços direto no fórum de suporte técnico).
Para assistências que ficam longe de fornecedores ou dos grandes centros é importante ter peças como display completo e touch em estoque, pois assim conseguem atender mais rápido que a concorrência.
Uma sugestão e prática adotada por nossa rede de assistência técnica para ganhar um maior prazo em algumas situações é emprestar um aparelho para o cliente enquanto você conserta o aparelho dele com defeito. Mais é claro que para esse “empréstimo” você precisa de garantias como receber o valor inteiro do conserto, tem que ser inferior ao aparelho do cliente(ou ele poderá não voltar mais com seu aparelho) e um termo assinado em sua ordem de serviço informando que você emprestou pra ele. Você deve avaliar quando deve emprestar ou não o aparelho, normalmente em nossa rede emprestamos o aparelho para clientes com que estejam com muita pressa e solicitam por diversas questões(trabalho, filhos, viajem etc).
Orçamentos – A Rede Multi Cursos tem um sistema de gestão de Ordens de serviços que possibilita a emissão de orçamentos juntamente com a ordem de serviço (O.S) seguindo todos os padrões do Código de Defesa do Consumidor, mesmo assim algumas questões devem ser observadas em relação ao orçamento.
A Assistência Técnica deve realizar um orçamento prévio, neste documento deve constar o máximo de informações possíveis, dentre elas:

Valor a ser cobrado pela mão de obra;
Valor e quais peças que serão utilizados para o reparo (caso necessite der alguma peça);
Data de início e término do serviço e dados da sua Assistência Técnica (endereço, telefone, CNPJ, etc.);
Valor total e condições de pagamento;

É essencial que tudo esteja especificado em uma linguagem clara, não utilize termos técnicos, explique previamente e peça para o cliente assinar ao final, este documento não terá a menor validade se o cliente não assinar (deve ser sempre assinado por um maior ou responsável);

Observação – A cobrança por um orçamento é permitida desde que o cliente seja informado previamente e haja a concordância do mesmo assinando na ordem de serviço, no entanto é necessário avaliar se para o seu público é viável que você cobre por um orçamento(a maioria não cobra). Não esqueça que o serviço só deve ser realizado após o cliente aprovar por escrito o orçamento(nem que seja por uma mensagem no WhatsApp dizendo sim concordo que realize o serviço tal).
Ordem de Serviço – A Ordem de Serviço (O.S) é um documento que formaliza o serviço prestado pela assistência técnica, tem como objetivo e obrigação indicar as peças e a mão de obra que serão prestadas para a execução de um determinado serviço. Existem duas maneiras de você ter a sua ordem de serviço, uma delas seria a confecção realizada por uma gráfica(modelo na acima), outra forma seria utilizando o software de gestão da Rede Multi Cursos que além de gerenciar os seus orçamentos também permite a emissão da mesmas de modo mais completo.
Com o Talão Impresso ou Software, sua loja tem por obrigação manter o controle de todos os serviços prestados. O software da Rede Multi Cursos inclusive têm opção de controle de produtos que são utilizados em cada serviço, controlando o seu estoque, é possível também fazer o controle financeiro dos serviços que foram oferecidos ao cliente e muito mais.
O mais importante mesmo é saber como deverá ser preenchida e o que deverá conter em sua ordem de serviços seguindo diretrizes estabelecidas por leis.
Como fazer uma ordem de serviço?

A Ordem de Serviço deve conter:
Dados da sua Assistência Técnica (endereço, telefone, CNPJ, etc.);
Local para um número de identificação de cada ordem de serviço;
Nome completo do Cliente;
Endereço do cliente;
Meios de contato (telefone fixo, celular, e-mail e outros);
No mínimo 1 número de documento (melhor o RG);
Descrição detalhada do defeito apresentada pelo cliente;
Espaço para laudo do técnico com a solução do defeito apresentando;
Valor a ser cobrado pela mão de obra;

Valor e quais peças que serão utilizados para o reparo (se utilizar alguma peça);
Data de início e término do serviço;
Valor total e condições de pagamento;

Espaço para marcação de alguma observação importante (ex.: visual do aparelho, acessórios, arranhões, etc….);
Espaço para lista de checagem como: microfone, campainha, auricular, câmera, teclas, conectores, ligações etc…

É essencial que tudo esteja especificado em uma linguagem clara e objetiva, não utilize termos técnicos, explique previamente e peça para o cliente assinar ao final da ordem de serviço no dia em que o aparelho entrou em sua assistência e no dia que saiu da sua assistência, este documento não terá a menor validade se o cliente não assinar(maior ou responsável) no dia da entrega para a assistência e no dia que foi devolvido para o cliente.

Importância da Lista de Checagem na Ordem de serviço
A lista de checagem conhecida como CheckList nos protege a loja de várias situações como no caso de um cliente que deixa um aparelho para consertar e após levar o celular consertado, voltam informando que o celular apresenta defeito em outra função, por exemplo, deixou um aparelho para trocar o display, e após o conserto o cliente retorna alegado que o celular não carrega mais. Nessa situação se não foi realizado o Checklist, a assistência terá a obrigação de efetuar o conserto para o cliente sem nenhum custo para ele, pois subentende-se que o defeito surgiu dentro da assistência, no período em que o aparelho entrou para o conserto. Muitas vezes o defeito já existia no celular, porem o cliente não notou, sem contar que alguns clientes podem agir de má fé querendo jogar a responsabilidade para a assistência técnica, somente o CheckList isentará a assistência desse tipo de situação, tornando o cliente responsável por qualquer outro defeito que não conste na CheckList.
Por mais que conheça o cliente ou tenha um grau de amizade com ele, procure fazer o checklist em sua presença, inclusive solicite que o mesmo assine, assim evitara perder um excelente cliente ou amigo, já dizia o velho poeta “amigos, amigos… negócios à parte”, a final lembre-se do que nós já havíamos dito acima, mantenha sua assistência organizada, tenha um padrão, esse padrão vai evitar muitas dores de cabeça, não perca a energia com problemas que podem ser evitados.


Divulgação da Assistência
Parcerias – Procure lojas que só vendam celulares ofereça comissões para os vendedores, descontos para os clientes das lojas deles pedindo para eles indicarem você caso precisem de Assistência Técnica. Amplie seus horizontes, faça um contrato com empresa de motoboys ou profissionais autônomos para retirada e entrega de aparelhos na casa do cliente, dessa forma sua divulgação poderá alcançar outras regiões que talvez não tenha uma assistência técnica ou tenha poucas.

Site – É Indispensável ter um site que descreva os serviços da loja ou até mesmo receba orçamentos online. Se possível procure por alguma especialista em SEO(melhora o posicionamento do seu site na internet), e faça divulgações no Google Adwords para sua região(pesquise sobre o google Adwords).

Panfletos e Cartão de Visita – Tenha o seu cartão de visita, para clientes indecisos ou clientes que precisam retornar isso passa um pouco mais de profissionalismo.

Google meu Negócio – É importante que a sua assistência seja localizada por seus potenciais clientes, lembre-se que eles buscam por seus serviços em diversos locais e o google meu negócio ajudará nessa questão(pesquise sobre o Google Meu Negócio).

Redes sociais – Crie canal no youtube, perfil e fanpage(Pesquise sobre Face Ads) no facebook.

Sites de Anúncios do Bairro, Guias de Serviço, Portais de Serviços é importante ter contas e divulgação de seus serviços em todos eles, eles trarão uma relevância para seu site e sua Assistência técnica perante o Google no média prazo.

SEGURANÇA
Aconselhamos o cuidado com a escolha do ponto onde sua assistência vai atuar, pois existe lugares mais seguros como shoppings e lugares não tão seguros como bairros mais isolados, nada impede que você possa ter uma loja/assistência em um bairro isolado, a preocupação que se deve ter é com quais produtos irá trabalhar na sua loja, pois se estiver dentro de um mercado, shopping ou locais fechados com alto padrão de segurança você poderá trabalhar com mais tranquilidade em relação a produtos com valores altos ou venda de Celulares(não recomendamos a venda de celulares em lojas de rua). Para locais com pouca segurança é aconselhável trabalhar com produtos com menor valor agregado para não chamar atenção para roubos.

Tenha em sua assistência técnica um sistema de segurança, câmeras com acesso remoto a imagens, alarmes, comportas na porta de aço, e placas informando que esta sendo filmado.

O cofre de segurança é um bom elemento de segurança principalmente para aparelhos mais caros, existe no mercado diversos cofres com preços amplamente acessíveis, um que recomendamos é o cofre tomada, custa em torno de R$ 100,00 ele é difícil de ser localizado, pois fica chumbado na parede e tem formato de tomada, inclusive funciona como tomada, passando energia normalmente.
Caso a parte de Assistência Técnica(laboratório) fique separado da loja que é o indicado, é importante que deixe esse local trancado para evitar acesso aos equipamentos mais caros da loja, dessa forma só o técnico teria acesso.

LEIS PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE CELULARES

Sobre esquecimento de Aparelhos nas Lojas de Assistência Técnica de Celular – É importante que se saiba que os órgãos de defesa do consumidor se posiciona no sentido de que o prestador de serviços não pode, em nenhuma hipótese, vender ou doar o produto deixado pelo cliente, o aparelho do cliente jamais poderá servir como forma de pagamento por serviços em débito, exceto que haja autorização judicial.
Art. 629. O depositário é obrigado a ter na guarda e conservação da coisa depositada o cuidado e diligência que costuma com o que lhe pertence, bem como a restituí-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante. Art. 638. Salvo os casos previstos nos arts. 633 e 634, não poderá o depositário furtar-se à restituição do depósito, alegando não pertencer a coisa ao depositante, ou opondo compensação, exceto se noutro depósito se fundar.
Art. 640. Sob pena de responder por perdas e danos, não poderá o depositário, sem licença expressa do depositante, servir-se da coisa depositada, nem a dar em depósito a outrem.
Portanto, vender, doar, tomar para uso próprio, não é permitido por lei, caso você o faça pode responder a processos que dificilmente irá ganhar, pois o consumir tem respaldo tanto do código do consumidor quanto do código civil, é necessário muito cuidado, pois a assistência pode responder por roubo conforme o artigo 638 do código civil.


O que fazer nas situações de esquecimento e não retirada do aparelho?
A solução mais viável para lidar com esse encalço é deixar por escrito na ordem de serviço o seguinte: caso o cliente ultrapasse o prazo estabelecido será cobrado um adicional diário(ou mensal), como uma espécie de multa, pois a multa é permitida desde que conste na ordem de serviço e seja assinada e concordado pelo cliente(deixamos isso marcado em nosso modelo de ordem de serviço acima já mostrada).

Segue nossa sugestão para deixar relatado na ordem de serviço:
O(s) aparelho(s) não retirado dentro do prazo estipulado e previsto na ordem de serviço, será cobrada uma taxa de xx%(xxxxx por cento) ao mês com base no salário mínimo vigente, após 90 dias a contar da data de entrega descrita nesta ordem de serviço. Esta taxa será cobrada a título de seguro em caso de alguma eventualidade (roubo, incêndio, catástrofes naturais e etc…)
A sugestão a cima garante que mesmo após um grande período se por acaso acontecer algum eventualidade(assalto, perca etc…) e o cliente retornar para retirar o aparelho, dependendo do tempo que o aparelho ficou em sua assistência a taxa a título de seguro pode até pagar um novo aparelho para o cliente ou no mínimo diminuir seu prejuízo em comprar um outro aparelho igual ou equivalente ao do cliente.
É lícita esta cobrança pois a Assistência Técnica terá despesas e responsabilidades com a guarda do produto em seu estabelecimento. Vale observar que o valor a ser cobrado pela guarda dever ser fixado sem excessos, ou poderá ser considerada abusiva e sofrer sanções.
A lei também permite ações em casos de esquecimento ou não retirada dos serviços já aprovados e serviços já executados, a loja de Assistência Técnica pode entrar com uma ação para recebimento dos serviços, porém não é uma prática viável para uma micro ou pequena assistência técnica.
A prática de escrever no rodapé da ordem de serviços mensagens como:
O aparelho não retirado no prazo de “tantos dias” será vendido para restituição de valores gastos no reparo.
O(s) aparelho(s) não retirado(s) no prazo de “tantos dias” passará a pertencer a assistência Técnica.
O(s) aparelho(s) não retirado(s) no prazo de “tantos dias” será desmontando e suas peças reutilizadas em outros serviços.
Mesmo que conste na ordem de serviços e o cliente assine em concordância, estas práticas não são permitidas por lei, as lojas até podem inserir estas informações em suas ordens de serviço para que o cliente se iniba em abandonar o aparelho, porém não poderá será realizado os procedimentos descritos por ser tratar de crime, e na esfera criminal, podemos observar a apropriação indébita, descrita no artigo 168 do Código Penal.
Apropriação indébita – Art. 168. Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena – reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.

GARANTIA QUE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DEVE OFERECER
A Garantia Legal – Aquela prevista em Lei (CDC) é de 90 dias, mesmo que seu fornecedor te ofereça um prazo menor você tem a responsabilidade de atender com garantia durante os 90 dias, contados a partir da data do conserto.
O celular é considerado um bem de necessidade básica, portanto se o cliente deixar um aparelho para conserto mais o aparelho apresentar outro defeito a assistência técnica tem obrigação de consertar o novo defeito de imediato ou emprestar outro aparelho para o cliente até que seja feito o novo reparo.
A Assistência Técnica assume o risco da atividade negocial e todas as obrigações inerentes à prestação de serviços, ou seja, nestes termos quando um consumidor entrega um determinado aparelho, para um reparo, ele está confiando que o bem lhe será devolvido, no mínimo, nas condições em que se encontrava.
Nessas situações será aplicada a regra da responsabilidade civil, ou seja, ele responderá por quaisquer danos causados ao produto de seus clientes sob a sua guarda independente de ter culpa ou não no fato gerador do furto dano.
A assistência Técnica é obrigada a indenizar o seu cliente por qualquer dano ao produto, ou mesmo em caso de incêndio, roubo, raio, etc. Não importa o motivo pois a responsabilidade é da assistência. Por esse motivo é comum as Assistências Técnicas cobrarem taxas ou pagar por conta própria seguro para cobertura de tais imprevistos e que indenize com o suficiente para arcar com os danos de todos os seus bens e de seus clientes.
Casos de Roubo ou Avaria • O melhor e negociar com o seu cliente o pagamento do determinado equipamento, e sempre deixe tudo que foi acordado por escrito e assinado pelo cliente evitando reclamações futuras; • Não se recuse a pagar, não importa a maneira, dentro das suas possibilidades nem que seja um pouco por mês demonstre que deseja resolver o problema e que irá pagar o aparelho conforme acordo; • A obrigação da assistência é pagar o mesmo aparelho, caso o cliente concorde ou o modelo esteja fora de circulação poderá pagar um aparelho compatível, mais lembrando que o cliente deverá estar de comum acordo; • Em caso de roubos ou furtos, mesmo que você não tenha veja a probabilidade de recuperação dos aparelhos, faça o boletim de ocorrência, pois o cliente pode alegar que a assistência está cometendo apropriação indébita.
O Código de Defesa do Consumidor trata da questão de responsabilidade objetiva em seu artigo 14, § 1º, inciso II, onde deixa claro que o fornecedor (no caso a assistência técnica) responde independente de culpa pelos danos causados.


Seguros para uma Assistência Técnica
Existe atualmente muitos seguros no mercado porém poucas querem fazer quando descobrem que a loja trabalha apenas com celulares, mesmo assim é interessante que a loja procure(até no seu próprio banco) esse seguro para eventuais roubos, furtos, catástrofes e outros.


A FRANQUIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA A melhor opção para quem tem condições financeiras A Rede Multi Cursos tem uma rede com 28 lojas em 9 Estados do Brasil chamada REDE MULTI ASSISTÊNCIA, com esta franquia você poderá ter sua loja completa com todos os equipamentos e todos os treinamentos seus e de seus funcionários e muito mais. Mais informações acesse www.redemultiassistencia.com.br

Escrito por Edmilson Silva – Sócio proprietário da Rede Multi Cursos, Rede Multi Assistência e Rede Multi Shop.

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